Os torrienses, e de um modo geral todos os agricultores da Bairrada, estão atentos ao progresso e à introdução de novas plantas que possam ser menos trabalhosas e com custos de produção e mão-de-obra mais acessíveis. Há mais ou menos trinta anos nasceu a cooperativa da Kiwicoop que entusiasmou os agricultores da Bairrada a cultivarem a nova planta do kiwi. Arrancaram-se muitas vinhas, deixou-se de semear muito milho e talvez até de se plantar muitos pinhais e eucaliptais, para serem ocupados grandes espaços de terra com a planta do kiwi.

Inicialmente só havia uma variedade desta planta, o kiwi verde, mas hoje já existem mais duas, as de fruto amarelo e também as de fruto vermelho, sendo que este último é bastante mais rentável.

A planta do kiwi em flor (mês de maio)
Depois da flor, o fruto

Há famílias em Torres que fazem produção de kiwis, em alguns casos até com grandes quantidades de área cultivada. Fui assistir à apanha deste fruto, trabalho que se realizou no mês de novembro, com bom tempo e boa colheita. Sou grande apreciadora de kiwi e, por isso, posso afirmar com convicção que o kiwi bairradino é dos mais saborosos que já provei.

Natália Loureiro

Apanha do kiwi, em Vilarinho do Bairro, no mês de novembro.

Categorias: Agricultura