No lugar de Torres existe uma Fonte, bastante antiga, a que todos chamam Fonte da Cuba. A Associação gostaria de descobrir factos sobre a sua origem e sobre a importância que ela terá tido na fundação desta aldeia, pois sabemos que sem água não se criavam povoações. Dizem as pessoas da terra que era da Fonte da Cuba que seguia água canalizada para o lavadouro público existente na Rua Principal, bem como para um fontanário localizado onde hoje se encontra a atual capela.

Foi numa bela tarde primaveril que um grupo de associados partiu à descoberta da Fonte da Cuba, seguindo a pé pela rua com o mesmo nome.

A paisagem envolvente é composta maioritariamente por vinhas, oliveiras e, ao longe, avistam-se pinhais e eucaliptais.

Percurso da Fonte da Cuba e vinhedos

A Fonte da Cuba está votada ao abandono; necessita de uma intervenção que a dignifique e requalifique, mas também que proteja os transeuntes mais incautos, pois a única proteção existente é uma simples vedação em madeira, mandada colocar pela Junta de Freguesia.

Fonte da Cuba

No inverno, a água transborda, enlameando tudo em redor; no verão, a nascente mantém-se, mas é necessário descer uns degraus para aceder à água. É nesta fonte que se enchem os depósitos dos tratores para tratar as vinhas em redor. Diz a população que nunca a fonte deixou de ter água, mesmo no pico de verão, apesar dos poços de Torres ficarem muitas vezes secos durante a época estival.

Está prestes a ser implementado, pela Câmara Municipal de Anadia, e com o contributo da Associação Recuperar a Aldeia de Torres, um percurso pedestre que passará por este local. Apelamos às entidades competentes para que requalifiquem não só a Fonte da Cuba como o espaço envolvente, de forma a torná-lo ainda mais agradável e encantador para os caminhantes e visitantes.

Percurso da Fonte de Cuba

A pouco e pouco, com a colaboração de todos, o lugar de Torres passará a ter mais encanto e suscitará a curiosidade dos forasteiros!


1 comentário

Filomena Andrade Moreira · 5 Julho 2021 às 20:36

De louvar quem quer reabilitar o passado mantendo-o vivo e assim possibilitar um maior conhecimento da nossa cultura. Parabéns.

Os comentários estão fechados.