No passado dia sete de outubro, uma equipa da RTP veio a Torres para fazer uma reportagem na sede da nossa Associação.

Os técnicos e a entrevistadora da RTP com as artesãs de Torres
Momento da entrevista da RTP à Presidente da Direção da Associação Recuperar a Aldeia de Torres

A expectativa era grande por parte dos habitantes, tanto pelo acontecimento em si, como pelo local escolhido. Isto porque Torres é uma pequena aldeia anónima, muito desertificada e com poucas perspetivas de melhor futuro. A Associação tinha para mostrar diversos trabalhos, tanto na área do artesanato, como da pintura, da recuperação de móveis antigos, da carpintaria no feminino e recolha de canções, usos e costumes.

A vinda, ou melhor, esta vinda da televisão pública foi um grande incentivo que provou aos incrédulos habitantes desta pacata aldeia que o trabalho, a tenacidade, o brio, o espírito de equipa, visando um objetivo comum, movem montanhas.

O sonho da Associação, com um ano de existência, vai sendo paulatina e orgulhosamente cumprido, embora com dificuldades monetárias, pois este ano não teve qualquer apoio, quer de entidades públicas ou privadas, valendo-se das quotas dos vinte e cinco sócios e do erário pessoal dos elementos da direção.

O nosso sonho para esta aldeia é deveras invulgar, talvez intrigante, ambicioso, expectante e diferente … Não o podermos concretizar deixar-nos-á deveras frustrados…

A Direção da Associação deixa um profundo agradecimento a todos os habitantes de Torres que connosco têm colaborado, aos nossos sócios, aos nossos artesãos, e muito especialmente ao querido amigo artesão Paulo Ribeiro, de Perrães, que apoia a Associação desde o primeiro minuto.

Artesãs de Torres, Sr. Paulo Ribeiro (de Perrães) e elementos da Direção da da Associação
‘A Nossa Tarde’ em Torres

Categorias: Eventos 2020