No dia 19 de novembro, da parte da manhã, a ARAT realizou, na Adega do Avelar, em Torres, um atelier para ensinar a fazer esteiras em bunho, orientado pelo mestre-artesão Sr. Paulo Ribeiro, de Perrães.

Vídeo realizado e montado por Frans Van Gool.

É graças ao Sr. Paulo que a Associação desde sempre conseguiu obter a matéria-prima – o bunho – para o fabrico das esteiras, visto que na Lagoa de Torres, atualmente, o bunho é raro.

Esta sessão de artesanato ao vivo cativou sócios e outros habitantes da aldeia que tentaram aprender e pôr em prática os ensinamentos deste exímio artesão.

Seguiu-se um almoço-convívio, oferecido pela Direção da Associação aos sócios, aos amigos colaboradores e às pessoas de Torres que participaram na decoração das ruas para a Festa do Bunho e do Junco.

Momentos de convívio durante o almoço.

Pelas 15.30h realizou-se a Assembleia Geral da Associação, para apresentação, discussão e aprovação do Orçamento e Plano Anual de Atividades para 2023 e balanço da Festa do Bunho e do Junco.

Este foi um dia muito preenchido, de franco convívio, de partilha e de transmissão de saberes ancestrais que fazem parte do património de Torres e que a nossa Associação quer preservar e perpetuar.

Categorias: Eventos 2023